quinta-feira, 31 de março de 2011

Mulher nua...

Outro tipo de mulher nua......


Depois da invenção do photoshop, até a mais insignificante das criaturas vira uma deusa, basta uns retoquezinhos, aqui e ali.

Nunca vi tanta mulher nua.

Os sites da internet renovam semanalmente seu estoque de gatas vertiginosas.

O que não falta é candidata para tirar a roupa.

Dá uma grana boa.

E o namorado apóia, o pai fica orgulhoso, a mãe acha um acontecimento, as amigas invejam, então pudor pra quê?

Não sei se os homens estão radiantes com esta multiplicação de peitos e bundas. Infelizes não devem estar, mas dúvido que algo que se tornou tão banal ainda enfeitice os quê tem mais de 14 anos.

Talvez a verdadeira excitação esteja, hoje, em ver uma mulher se despir de verdade... emocionalmente.

Nudez pode ter um significado diferente e muito mais intenso.

É assistir a uma mulher desabotoar suas fantasias, suas dores, sua história.

É erótico ver uma mulher que sorri, que chora, que vacila, que fica linda sendo sincera, que fica uma delícia sendo divertida, que deixa qualquer um maluco sendo inteligente.Uma mulher que diz o que pensa, o que sente e o que pretende, sem meias verdades, sem esconder seus pequenos defeitos.

Aliás, deveríamos nos orgulhar de nossas falhas, é o que nos torna humanas, e não bonecas de porcelana.



Outro tipo de mulher nua.....

Arrebatador é assistir ao desnudamento de uma mulher em quem sempre se poderá confiar, mesmo que vire ex, mesmo que saiba de mais.

Pouco tempo atrás, posar nua ainda era uma excentricidade das artistas, lembro que esperava-se com ansiedade a revista que traria um ensaio de Dina Sfat, por exemplo.- pra citar uma mulher que sempre teve mais o que mostrar além do próprio corpo.

Mas agora não há mais charme nem suspense, estamos na era das mulheres coisificadas, que posam nuas porque consideram um degrau na carreira.

Até é. Na maioria das vezes, rumo a decadência.

Escadas servem para descer também.

Não é fácil tirar a roupa e ficar pendurada numa banca de jornal mas, difícil por difícil, também é complicado mão de pudores verbais, expor nossos segredos e insanidades, revelar nosso interior.

Mas é o que devemos continuar fazendo.

Despir nossa alma e mostrar pra valer quem somos, o que trazemos por dentro.

Não conheço strip-tease mais sedutor.



Martha Medeiros

6 comentários:

  1. Sou fã de Martha Medeiros e esse, texto, se for dela, me surpreende. Sobremaneira pelo provincianismo e pela vilipendização do que a nudez é, de fato.

    Nascemos nus. A natureza nos fez nus. Somos todos belos nus, mesmo quando nossos corpos não atingem a perfeição exigida por um modelo estético vigente numa dada época.

    Nunca vi uma nudez destruir o mundo. Ao contrário! A intelectualidade tem sido a única responsável por criação de instrumentos de destruição em massa, poluição, degradação, pobreza...

    Não há nada de erótico em estarmos despidos de roupa. O erotismo é algo não inerente à nudez e a tudo mais que lhe sirva de objeto.

    E não há decadência maior do que aquela gerada pela dificuldade de aceitarmos que tirar a roupa não significa perder valor: a maioria das pessoas mais desprezíveis que o mundo já conheceu não ficou nua em revistas.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da nudez feminina. Mas precisa ser ao vivo, poque ai ocorrem ambos os desnudamentos que a Martha menciona.

    ResponderExcluir
  3. Interessante ver a diversidade de percepção sobre nudez. Mas, a autora ESCOLHEU falar sobre uma nudez que talvez, estivesse tocando-lhe no momento...que é a nudez da alma. Me parece que este é um pensamento não provinciano, mas sim feminino do qual o respeito. E com que direito temos de julgar uma maneira de pensar provinciana ou não?....com que parâmetros de verdade se baseiam paea julgar um outro modo de pensar?....pronviciano é quem acredita em "verdades absolutas, quando tudo é relativo. Valeu Marta Medeiros. Loira mandaste bem neste post, sem contar que os demais são uns arrasos de prazeres nas leituras.
    Bjs

    Fernando Fernades

    ResponderExcluir
  4. Bem...é uma forma de ver a nudez....me chamou a atenção o olhar da Marta sobre o tema.Ficar nua sem roupa pode ser fácil para muitas mulheres, mas "assistir a uma mulher desabotoar suas fantasias, suas dores, sua história", é uma nudez de alma...

    ResponderExcluir
  5. Mary, obrigado pela visita ao meu blog. Gostaria mesmo de ver vc por lá, opinando com sinceridade. Afinal lá é um espaço aberto a pessoas inteligentes e bem humoradas como vc parece ser.

    Fiquei, mesmo, supreso com o texto da Martha de quem eu sou fã de fato. Por isso fiquei supreso com a narrativa dela sobre a coisificação da mulher, sobre a banalização da nudez, subre uma nudez sem charme ou suspense, pensamentos tão contrários ao modo cosmopolita como ela se manifesta noutros textos (e o termo antagônico ao cosmopolita é provinciano).

    Não costumo confundir constatação com julgamento, nem o pensamento expressado com a pessoa que o expressa.

    Já notei que você também é assim e por isso gosto do seu blog, por isso que o tinha seguido em silêncio até agora.

    Volte mais por lá, assim como estou sempre por aqui.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não me lembro de ter lido um único texto da Martha Medeiros que eu não tenha gostado. Ela diz as coisas "na lata" e com elegância, a fundamental elegância.
    Queria eu ter 10% da capacidade de escrever que ela tem...
    Boa escolha.
    bjos e ótima semana

    ResponderExcluir